A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), por intermédio do governo de Santa Catarina e em parceria com a prefeitura municipal de Florianópolis, realizou na noite de terça-feira (26/09) a cerimônia de abertura da 22ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (OLESC).
O deputado Mário Motta participou da solenidade ao lado de demais autoridades estaduais, municipais e outros convidados.
Esta competição reúne, em sua etapa estadual, 98 municípios e cerca de 4.000 atletas de até 16 anos disputando as modalidades de: basquete, handebol, atletismo, vôlei, tênis de mesa, badminton, tênis de campo, judô, karatê, taekwondo, xadrez, ginástica artística, natação, ginástica rítmica, vôlei de praia, futsal e ciclismo.
Após os desfiles das delegações participantes, foi a vez da das autoridades mostrarem a integração na festa do esporte. Muitos ressaltaram a importância de Florianópolis voltar a sediar um evento esportivo de destaque. A última oportunidade foi há 23 anos quando sediou os Joguinhos Abertos.
Para o presidente da Fesporte, Paulão, que na cerimônia representou o governador do Estado, Jorginho Mello, a felicidade em receber a Olesc em Florianópolis é destaque. “Primeiro por ser na capital de todos os catarinenses, com seu encanto e sua magia. Pelos atletas, que gostam tanto do esporte e seguem na busca do seu melhor desempenho. E são por razões como essas que vamos trabalhar para fazer o melhor, para que esta olimpíada seja mágica e se torne a melhor de todas. Por isso desejo que façam de coração, o melhor por suas equipes. Contem com o governo do Estado e a Fesporte, que está fazendo todo o possível para que a Olesc seja inesquecível”, disse o presidente da Fesporte.
Com um mandato com proposta pedagógica e voltado à área da educação, Mário Motta – que teve grande parte da trajetória profissional como professor de Educação Física, consultor e coordenador educacional -, ressaltou que “as olimpíadas estudantis são importantes para o desenvolvimento dos estudantes. Elas oferecem uma série de benefícios, tanto acadêmicos quanto pessoais. Também podem ajudar os estudantes a ingressarem em universidades e a obterem bolsas de estudo. As olimpíadas estudantis são uma oportunidade valiosa para os estudantes desenvolverem suas habilidades e conhecimentos, além de crescer como pessoas, e o trabalho da Fesporte é digno de aplausos nesse quesito”, disse.
Destaques esportivos
Durante a cerimônia alguns destaques esportivos deram a sua contribuição ao evento. Exemplos com a da ginasta rítmica Luísa Matsuo, integrante da Seleção Brasileira de Conjuntos, de 2009 a 2012, e o atleta do jiu-jitsu Harysson Pereira que participaram da condução da tocha. A leitura do juramento do atleta foi para a atleta Marcela Pinheiro, ela que foi bicampeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), entre várias outras conquistas, representando a cidade de Florianópolis. E por fim, a responsabilidade por acender a pira olímpica da Olimpíada Estudantil Catarinense ficou com a atleta Juana Calder, que foi importante na conquista dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, por Florianópolis.
Departamento de comunicação do deputado Mário Motta com informações de Enio Novaes e fotos, da Fesporte