Fale conosco pelo WhatsApp!
Insira suas informações de contato.

Mário Motta News

Acompanhe aqui as notícias do nosso gabinete e do dia a dia legislativo na ALESC.

Equipe de fiscalização foi à SES/SC

A pressão no sistema de saúde público em Santa Catarina, assim como em outros estados e regiões, pode variar ao longo do tempo e ser influenciada por diversos fatores. Alguns dos principais desafios e pressões enfrentados pelo sistema de saúde pública no Estado, especialmente durante os meses em que há maior incidência de doenças respiratórias e dengue, são as taxas de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tanto para pacientes adultos quanto pediátricos e neonatais.

Esse é o cenário que Santa Catarina vivencia anualmente, entre os meses de maio e agosto, o que nos mantêm apreensivos, considerando que em relação aos leitos de UTI pediátricos, ainda temos, atualmente, quatro das sete macrorregiões com taxa de ocupação de 100%.

Outro fator atípico, que reforça a preocupação, é a possibilidade de ocorrência de um super El Niño no Estado, fator que resulta em estações mais chuvosas e, assim, promove maior circulação dos vírus causadores de doenças respiratórias, prolongando a pressão aos leitos de UTI.

Vale ressaltar que esse enfoque de atuação preventiva da equipe do gabinete é uma premissa interna que, aliás, nos motivou a cobrar a abertura de novos leitos de UTI desde março de 2023, quando, por meio de um levantamento do departamento de fiscalização (Fiscaliza), notou-se que os indicadores naquela ocasião já eram piores dos que os encontrados no mesmo período de 2022, meses antes da rede de saúde colapsar. Relembre: https://deputadomariomotta.com.br/acoes-legislativas/pedido-de-informacao-secretaria-de-estado-da-saude/

Diante deste contexto, o engenheiro Gilberto Napoleão, a advogada Manuella Pereira, ambos da equipe de fiscalização no mandato do deputado estadual Mário Motta, na companhia do chefe de gabinete Michel Andrade, estiveram na Secretaria de Estado da Saúde, em audiência com a secretária Carmen Zanotto, na manhã de segunda-feira (10/07).

O objetivo do encontro foi saber as alternativas que o Estado tem buscado para diminuir a necessidade de leitos hospitalares extra existentes hoje, principalmente pediátricos. Para isso o gabinete 110 tem enviado, sistematicamente, pedidos de informação à Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) com o objetivo de acompanhar e identificar transtornos que possam agravar ainda mais a precariedade do sistema.

Dos 144 leitos anunciados em 31 de maio como novos no sistema, 21 foram pediátricos e a realidade de hoje mostra que o Estado ativou, segundo o portal de transparência, apenas 9 novos leitos pediátricos – dos 21 anunciados. Considerando que são estes pacientes que mais pressionam o sistema de saúde nesta época do ano, a preocupação inicial está mantida.

Na conversa a equipe de fiscalização do deputado Mário Motta também questionou a secretária sobre a compra de leitos privados na região de domicílio do paciente, visto que hoje o paciente SUS de uma região é deslocado para outra onde haja disponibilidade, causando enorme transtorno familiar, já que ficam longe e sem condições de prestar qualquer auxílio ao doente.

A equipe de fiscalização apresentou informações que mostraram à secretária o acompanhamento que vem sendo feito e a situação limite encontrada, e que é motivo de grande preocupação e cobrança do deputado.

Sobre isto a secretária trouxe alguns contrapontos importantes, que serão avaliados pela equipe para decidir sobre os próximos passos.

Ainda durante a conversa, a secretária disse da importância da prevenção na saúde pública, referindo-se a medidas e estratégias para evitar doenças, à promoção da saúde e melhora no bem-estar da população em geral. São medidas que visam prevenir o surgimento de doenças, lesões ou condições de saúde, reduzir a incidência e minimizar o impacto negativo na sociedade e a pressão gerada no sistema.

No término, Carmen Zanotto disse da importância do trabalho de fiscalização realizado pela equipe, parabenizou pelo trabalho, ficando totalmente à disposição dos profissionais.

A equipe de fiscalização do deputado Mário Motta vai manter o acompanhamento e o levantamento de necessidades buscando sempre, junto aos órgãos públicos, informações que deem conta das necessidades apresentadas pelo cidadão.

Departamento de Comunicação do deputado Mário Motta

Tags :
fiscalização,SES

Compartilhe :