Fale conosco pelo WhatsApp!
Insira suas informações de contato.

Mário Motta News

Acompanhe aqui as notícias do nosso gabinete e do dia a dia legislativo na ALESC.

Instalada comissão mista sobre o caso ‘Monte Cristo/Casan’

Foi instalada na manhã desta quarta-feira (11/10), na Alesc, uma comissão mista que vai tratar do caso de rompimento do reservatório de água, da Casan, no Monte Cristo.

Na instalação, com os trabalhos presididos pelo deputado Ivan Naatz, foram escolhidos os nomes que irão compor a presidência, vice-presidência e relatoria. Para presidente foi escolhido o próprio deputado Ivan Naatz, deputado Marquito é o vice-presidente e a relatoria ficará a cargo do deputado Mário Motta, sendo os deputados Antídio Aleixo Lunelli e Maurício Peixer membros.

A comissão mista é formada por parlamentares da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e da Comissão de Turismo e Meio Ambiente. Ao todo, cinco membros integram o colegiado.

Os Objetivos

O objetivo da comissão mista é de acompanhamento das ações relativas ao problema, como restituição de valores aos atingidos e atendimento a todas as necessidades ocasionadas pelo desastre.

O deputado Ivan Naatz afirmou que o papel do Parlamento catarinense é de fiscalizar e buscar respostas efetivas para a sociedade. “Esse desastre trouxe comoção para os catarinenses e o papel do Parlamento é fazer o acompanhamento e a fiscalização para compreendermos o que aconteceu de fato e responsabilizar, principalmente, os causadores esse prejuízo para Santa Catarina”, avaliou, observando que os danos para a imagem da Casan foram evidentes.

“Queremos saber quem foi que causou prejuízos para a Casan, uma empresa reconhecidamente de qualidade, que tem o respeito dos catarinenses e que sofreu o desgaste por uma ação irresponsável”, pontuou.

Naatz garantiu que o Estado de Santa Catarina e a Casan vão cobrar o causador deste prejuízo até que o dinheiro seja reposto para os cofres públicos. 

O Cronograma

O desafio de apresentar um cronograma de trabalho ficou com o relator Mário Motta. “Vamos planejar o cronograma o mais rápido possível”, avisou, revelando que estuda a possibilidade de convidar especialistas para tratar desse acidente.

“Inicialmente vamos partir de um relatório que já apresentamos na Comissão de Energia da Casa, que levantou desde o contrato licitado até o momento do rompimento do reservatório”, informou Mário Motta. Ele alerta que vai fundamentar a sua relatoria em documentos, de forma técnica, embasada na perícia que está sendo desenvolvida, visando apurar e cobrar as responsabilidades.

O rompimento do reservatório, em Florianópolis, na madrugada de quarta-feira (6/09), atingiu 386 pessoas da comunidade Monte Cristo, na parte continental da cidade. Duas ficaram feridas. Além de casas, a água atingiu ruas, lojas e carros.

Para início dos trabalhos, pós-instalação da comissão, o deputado Mário Motta foi convocado pelo presidente para apresentar, na próxima reunião, um programa de trabalho da comissão.

Acompanhe a reunião de instalação, na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=SK8n6KjGY8g

Departamento de Comunicação do deputado Mário Motta, com informações de Valquíria Guimarães, da Agência AL

Fotonotícia da galeria: Solon Soares/Agência AL

Tags :
Casan,comissão mista,Monte Cristo,Reservátório,rompimento

Compartilhe :