Fale conosco pelo WhatsApp!
Insira suas informações de contato.

Mário Motta News

Acompanhe aqui as notícias do nosso gabinete e do dia a dia legislativo na ALESC.

Cultura: Águas passadas rasuram destinos 

A mostra Águas Passadas Rasuram Destinos, de Andréa Vieira Zanella, está aberta de 05 a 29 de fevereiro, para visitação, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, na sede da Assembleia Legislativa, em Florianópolis.

A exposição aborda os prejuízos causados pelo rompimento de uma lagoa de evapoinfiltração em estação de tratamento da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), na Lagoa da Conceição, na Capital, em 2021. A artista plástica apresenta pinturas, desenhos e objetos do cotidiano danificados pela enxurrada de lama e esgoto.

As obras em exposição – pinturas, desenhos, fotografias, objetos, instalações – emergiram da experiência da artista como moradora atingida pelo maior desastre ambiental de Florianópolis/SC, que foi esse rompimento da lagoa de evapoinfiltração criada pela CASAN em uma região de dunas, na Lagoa da Conceição, em 25 de janeiro de 2021. Milhões de litros de água e lama decorrentes de esgoto tratado atingiram várias casas da região, violaram o ecossistema da lagoa e produziram sérios danos à flora, às pessoas e seres sencientes que tiveram suas vidas maculadas pelo descaso.

Em diferentes superfícies e com sobreposição de camadas de lama e tinta, tempos, memórias e sentimentos foram sendo mesclados e amalgamados nessas obras que narram o próprio movimento de cicatrização das feridas e de elaboração do trauma. São trabalhos que tensionam o modo como vidas vêm sendo, aqui e em tantos outros tempos e contextos, objetificadas e colocadas em risco, ao mesmo tempo em que visibilizam resistências e possibilidades de reinvenção da existência com os cacos do vivido.

Ouça a entrevista com a artista Andréa Vieira Zanella:

Acesse e conheça as obras: https://gerenciacultural.alesc.sc.gov.br/aguas-passadas-rasuram-destinos-andrea-v-zanella/

Departamento de Comunicação do deputado Mário Motta, com informações da Agência AL

Tags :
cultura,exposição

Compartilhe :