O deputado Mário Motta – atendendo determinação da presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) – representou o presidente do poder Legislativo, deputado Mauro de Nadal, na posse da diretoria do Conselho Estadual de Educação (CEE), no dia de ontem (29/08), no auditório da CEE na Capital.
A posse
O CEE tem mais de 60 anos de história e atua na regulamentação do sistema educacional catarinense. Na presença do secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon e diversas autoridades, tomaram posse para a mesa diretora do CEE o senhor Osvaldir Ramos na função de presidente; Simone Schramm para vice-presidente e Ana Cláudia Collaço de Mello, na secretaria-geral.
Osvaldir Ramos agradeceu os presentes e destacou o papel do conselho na promoção de uma educação de qualidade, fundamental para construção de um país melhor. “O conselho é composto por cidadãos e cidadãs que têm o conhecimento das instituições educacionais de Santa Catarina e se desafiam diariamente na busca de novos conceitos, diretrizes e soluções”, disse.
Honraria para o secretário da SED/SC
O secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, recebeu uma das mais importantes honrarias da educação catarinense, a medalha de mérito educacional. A entrega aconteceu durante uma sessão plenária especial do CEE quando também ocorreu a posse da mesa diretora para o biênio 2023/2025. A secretária-adjunta da Educação e conselheira, Patrícia Lueders, o secretário de Estado da Administração e conselheiro, Moisés Diersmann também estiveram presentes e acompanharam a entrega.
Cimadon destacou a importância do trabalho em equipe para alcançar os resultados durante sua trajetória na educação. “Como diz o governador Jorginho Mello, iremos elevar a régua da educação catarinense. Precisamos melhorar a infraestrutura das nossas escolas, criar um sistema de avaliação, revisar o novo ensino médio para que possamos elevar a qualidade da educação”, afirmou Cimadon.
Bandeira de mandato e fiscalização com IA
Para o deputado Mário Motta, que tem a educação como bandeira e como primeiro programa do mandato a fiscalização educada de escolas da rede pública estadual, por meio do Educação Nota 10, “a importância do CEE reside no fato de que ele é um órgão que garante a democratização do ensino e a participação da sociedade na definição de políticas educacionais. O CEE é composto por representantes do governo, da sociedade civil e da comunidade escolar. Isso garante que as decisões tomadas pelo CEE sejam representativas dos interesses de todos os envolvidos na educação”, lembrou.
Além disso, o deputado destaca que “a atuação do CEE é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino no Estado. Ao fixar diretrizes e normas para o ensino, o CEE garante que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de sua origem social ou econômica. Ao aprovar o plano de educação do Estado, o CEE garante que as políticas educacionais sejam alinhadas com as necessidades da sociedade. Ao autorizar e supervisionar o funcionamento de instituições de ensino, o CEE garante que as escolas atendam aos padrões de qualidade exigidos. Ao fiscalizar a qualidade do ensino, o CEE garante que os alunos recebam o ensino que lhes é devido. Ao estimular a participação da sociedade na educação, o CEE garante que a educação seja um processo compartilhado entre todos os envolvidos. Em suma, o CEE é um órgão fundamental para a garantia da educação de qualidade no Estado”, disse Mário Motta, que já foi consultor educacional no CEE na década de 1980.
O deputado parabenizou os empossados e colocando o trabalho do Programa Educação Nota 10 à disposição, visto que o software IA, Power BI, utilizado no programa para acompanhamento dos contratos de obras licitadas e disponibilizado no site do programa, já vem sendo utilizado pela SED/SC.
Departamento de Comunicação do deputado Mário Motta com informações da Ascom da SED/SC, Fernanda Kleinebing
Fotos: Alexandre Sucupira | Gabinete MM