Fale conosco pelo WhatsApp!
Insira suas informações de contato.

Mário Motta News

Acompanhe aqui as notícias do nosso gabinete e do dia a dia legislativo na ALESC.

Os 20 anos do CEO-Udesc marcam a história da região oeste de SC

O Centro de Educação Superior do Oeste, da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEO-Udesc) recebeu uma moção de aplauso, na Assembleia Legislativa, em comemoração aos 20 anos de instalação, em Chapecó. A homenagem foi proposta pela deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da Bancada do Oeste.

A cerimônia de entrega contou com a presença do reitor Dilmar Baretta, que destacou a importância da universidade na região. “Estes 20 anos marcam uma história que transformou vidas, formou filhos de agricultores que hoje são profissionais qualificados no mercado de trabalho. Por isso, estamos entre as melhores universidades da América Latina, acreditamos em todos que fazem parte do ensino que ela oferece e agradecemos o apoio desta Casa para que possamos continuar este trabalho”.

Luciane Carminatti lembrou da luta para que o Centro de Educação Superior do Oeste saísse do papel e começasse a receber os alunos. “Na época poucos sabem, eu era secretária de educação de Chapecó, e era nosso sonho que a Udesc não só passasse a ponte, mas também chegasse ao oeste. Destacar o trabalho feito pelo reitor, professor José Carlos Cechinel que, juntamente com o professor Antonio Waldimir Leopoldino da Silva, acreditaram no projeto e que sem eles talvez nada disso teria acontecido.”

Em sua fala, Leopoldino lembrou da primeira aula proferida no campus, que atualmente já formou mais de 2 mil alunos em diversos cursos. “Fizemos reuniões por toda a região para entender as demandas daqueles que seriam futuramente nossos alunos e a comunidade que viria a ser parte do centro de ensino, e deu certo. Cursos voltados para o fortalecimento da economia da região, como zootecnia e engenharia de alimentos, ajudaram a fortalecer o agronegócio e dar incentivo a pesquisas da área na região”.

O evento teve a participação de diversos diretores da instituição, alunos e professores que fizeram e fazem parte da comunidade Udesc, um patrimônio do estado que deve ser valorizado.

Para o diretor-geral da Udesc Oeste, professor Cleuzir da Luz, “receber esta homenagem em nome do nosso centro é o reconhecimento de anos de dedicação de todos os envolvidos direta e indiretamente no meio acadêmico. Agradecemos à deputada, por entender que este centro deve ser lembrado e respeitado como vem sendo feito, e jamais esquecido. Por isso, o investimento no ensino de qualidade não pode parar. E nossa instituição é o exemplo que deu certo.”

“O CEO-Udesc é uma importante instituição de ensino superior no oeste de Santa Catarina. A universidade oferece cursos de qualidade em diversas áreas do conhecimento, além de promover pesquisas e extensão. Tem uma gestão comprometida com o desenvolvimento, não apenas regional, mas de todo o estado. Oferecer ensino superior em uma região de tamanha riqueza e importância economicamente é garantia da participação de muitos, daquela região, na expansão do conhecimento e progresso e isto é muito valoroso, opinou o vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado Mário Motta, que prestigiou a iniciativa.

Departamento de Comunicação do deputado Mário Motta, com informações de Paulo Corrêa, da Agência AL

Fotos: Vicente Schmitt/Agência AL

Tags :
20 anos do CEO-Udesc,Bancada do Oeste,Oeste

Compartilhe :