São João do Sul, no extremo sul de Santa Catarina, realiza entre os dias 25 e 28 deste mês a 13ª Festa do Colono e 2º Feira Agropecuária. Para divulgar o evento, uma comitiva do município ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (17), por solicitação do deputado Tiago Zilli (MDB).
“Esse é um evento que resgata a nossa cultura, movimenta a economia e principalmente valoriza o pequeno agricultor, que é a base na nossa economia”, afirmou o prefeito Moacir Francisco Teixeira, que ocupou a tribuna acompanhado da rainha Tailani Borba, da 1ª princesa Nicoly Homem e da 2º princesa Lívia Bellettine.
Conforme ele, um dos destaques da festa será o desfile de carro de boi que ocorrerá no dia 28, um domingo. A expectativa é que mais de 250 carros participem.
“Queremos estabelecer um novo recorde nacional de desfile de carros de boi”, disse Teixeira. “Estamos resgatando uma cultura que estava perdida”. O objetivo do município é ser reconhecido como Capital Catarinense do Carro de Boi.
Os deputados Mário Motta (PSD) e Lunelli (MDB) também destacaram a importância do evento parar o resgate e a preservação das tradições. “Parabéns por estimularem essa cultura”, disse Motta.
Tanto a festa quanto a feira serão realizados no parque municipal de eventos. O deputado Tiago Zilli elogiou a iniciativa do município. “É um exemplo de apoio ao agricultor”, disse.
Com 8,6 mil habitantes, São João do Sul fica na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. A base de sua economia é a agropecuária, com plantações de arroz, milho e maracujá, entre outras culturas.
Marcelo Espinoza
AGÊNCIA AL