Fale conosco pelo WhatsApp!
Insira suas informações de contato.

Mário Motta News

Acompanhe aqui as notícias do nosso gabinete e do dia a dia legislativo na ALESC.

Academia LIMPE: quem são os palestrantes confirmados

O Academia LIMPE é um programa de capacitação para candidatos a vereador e prefeito de Santa Catarina, lançado de forma inédita pelo deputado estadual Mário Motta (PSD).

Os profissionais convidados para palestrar abordarão temas diversos como panorama político partidário, importância das eleições municipais para o quadro nacional, improbidade administrativa, considerações sobre os principais apontamentos formulados pela Corte de Contas no âmbito da administração pública municipal, aspectos sobre fiscalização, o que pode e o que não pode na comunicação durante a campanha eleitoral, noções de Direito Financeiro e Finanças Públicas, entre outros.

Saiba mais sobre os confirmados

Convidados e confirmados para integrarem o grupo de palestrantes para capacitação dos interessados em participar do projeto, conheça um pouco mais de cada um:

Affonso Ghizzo Neto: Promotor de Justiça da 35ª Promotoria de Justiça da Capital, doutor pelo Programa Estado de Direito e Governança Global da Universidade de Salamanca – USAL – Espanha; doutor pela Universidade de São Paulo – USP, cotitulação; mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa  Catarina (UFSC), Área de concentração: Filosofia do Direito; promotor de Justiça junto 35ª Promotoria de Justiça da Comarca de Florianópolis-SC; membro do Centro de Investigação para a Governança Global da USAL – Investigador Colaborador.

Idealizador, criador, ex-coordenador nacional e estadual da campanha O que você tem a ver com a corrupção?; idealizador e criador do Podcast Fala para o Vereador, em parceria com o CEAP Brasil; ex- professor da disciplina de Moralidade Administrativa, junto à Escola do Ministério Público; ex-diretor da
Escola Superior do Ministério Público do Estado de Santa Catarina. Vencedor, em 2005, do II Prêmio Innovare – O Judiciário do Século XXI, categoria Ministério Público, FGV Direito Rio, Associação dos Magistrados Brasileiros e Ministério Público.

Vencedor, em 2008, do Prêmio UNODC 2008, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes – Brasil e Cone Sul. Um reconhecimento a “iniciativas de prevenção e combate a corrupção”. O coordenador-geral do Projeto foi premiado na categoria Mobilização Social. Homenageado em 2010 com a Medalha do Mérito Tribunal de Contas, Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC); homenageado em 2010 com a Medalha do Mérito do Ministério Público. Ministério Público do Estado do Espírito Santo; homenageado em 2011 com a Comenda do Legislativo Catarinense. ALESC. 

Homenageado em 2014 com a Medalha de Mérito do Município de Florianópolis. Lei n. 9350, de 09 de outubro de 2013, que concede medalha de mérito do município. Homenageado em 2015 com o Diploma de Visitante Ilustre do Município de Sorocaba-SP. Resolução n. 322, de 18 de setembro de 2007 (art. 20, inciso XV). Reconhecimento oficial concedido pela Câmara de Vereadores do município de Sorocaba-SP. Autor da obra Improbidade administrativa e lei de responsabilidade fiscal – conexões necessárias. Florianópolis: Habitus, 2001. Autor da obra Corrupção, Estado Democrático de Direito e Educação. Rio de Janeiro: Lumem Juris, 2ª tiragem, 2012.

Membro-fundador da Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais (ABMPE). Representante do MCCE em Santa Catarina. Conferencista convidado para a apresentação da palestra O que você tem a ver com a corrupção?, no programa oficial da JCI Conference of the Americas, realizada entre os dias 1 e 4 de maio de 2013 em St. Louis, MO, USA. Conferencista convidado para a apresentação da palestra O que você tem a ver com a corrupção? no programa oficial da JCI Global Partnership Summit, realizado entre os dias 23 e 25 de julho de 2013 nas Nações Unidas (ONU) em
Nova Iorque, NY, USA. Palestrante convidado para participação no painel Anti-Corruption Forum realizado no Congresso Mundial da JCI, entre os dias 4 e  9 de novembro, no Windsor Barra Hotel no Rio de Janeiro (BR). Jurado oficial do JCI Tem Outstanding Young Persons (TOYP) of the Word Award, realizado no Congresso Mundial da JCI (4-9/11) no Windsor Barra Hotel no Rio de Janeiro (BR). Apresentou a campanha O que você tem a ver com a corrupção? em reunião reservada com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em junho de 2013.
Encontro com o diretor executivo do Pacto Global da ONU, Georg Kell, reunião c/ Gillian Martin Sorensen, conselheira sênior Fundação das Nações Unidas, responsável pelo relacionamento do governo USA (07.2013).

Cristian Lobauer: é um cientista político, professor e político brasileiro filiado ao Partido Novo (NOVO). Foi candidato a vice-presidente do Brasil na eleição de 2018, pelo NOVO, na chapa de João Amoêdo. É também um dos fundadores do partido.

Mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), foi bolsista CAPES entre 1992 e 1994, e bolsista da Fundação Konrad Adenauer na Universidade de Bonn, Alemanha, entre 1994 e 1997 e bolsista CNPq entre 1994 e 1999.

É professor de Relações Internacionais desde 1998. Foi gerente de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), entre 2002 e 2005. Foi Presidente Executivo da CitrusBR. Ministrou disciplinas em cursos de Relações Internacionais e Comércio Exterior na Universidade Mackenzie e lecionou pós-graduação lato sensu em Negociações Internacionais do programa Santiago Dantas (UNESP/ PUC/Unicamp).

Delton Batista: apelidado de “senhor vendas”, é  especialista em crescimento de empresas por meio de estratégia comercial e inovação. Ao longo da carreira, se especializou em projetos de transformação de organizações em empresas e equipes de vendas de alto impacto, negócios que crescem de forma consistente acima de 20% ao ano. 

Com mais de 25 anos de experiência em gestão estratégica de marketing e vendas, como executivo à frente de grandes corporações, professor em programas de especialização, participante em Conselhos de Administração, e mentor de estratégia comercial de empresas e startups, teve passagens em posições de liderança da transformação e posicionamento comercial de organizações como Dudalina, AmBev, GVT e Oi, foi diretor-geral de Negócios do Grupo RBS e da NSC Comunicação, conglomerado de mídia que reúne emissoras afiliadas à Rede Globo de televisão, empresas de rádio, jornais e mídia digital.

Sob sua liderança, como vice-presidente executivo, o grupo empresarial têxtil Pasquini, detentor da marca de moda premium Acostamento, foi eleito TOP 3 no Ranking das 500 empresas que mais crescem no sul do Brasil (Pesquisa PwC/Revista Amanhã, 2020) e relacionado entre as empresas mais inovadoras do país na relação campeãs da Inovação (Pesquisa 2020 IXL Center – Center for Innovation, Excellence and Leadership em parceria com Global Innovation Management Institute – GIMI) colocando a marca entre as que mais crescem e geram valor no setor.

Estudou liderança, marketing e inovação na Judge Business School, escola de negócios da Universidade de Cambridge na Inglaterra. Graduado em Economia, possui MBA em Marketing pela FGV/Ohio University (EUA), especialização em gestão e inovação pela Fundação Dom Cabral e MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec.

Membro de diretorias e conselhos e atuante em diversas entidades empresariais como WTC Business Club, Endeavor, e LIDE SC/RS, é conselheiro da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), foi presidente fundador do Comitê Estratégico de Marketing e Vendas da AmCham, presidente da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil, seccional de SC (ADVB/SC), na gestão 2018- 2019, sendo conselheiro Vitalício da entidade.

É co-fundador do Movimento GO ON, iniciativa de lideranças empresariais com mensagem de otimismo e da importância do Lifelong Learning, conceito de aprendizado contínuo para que as pessoas e empresas se tornem mais preparadas para a retomada da economia. O movimento é inspirado nos conceitos do capitalismo consciente, na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU, no recém-lançado Plano de Recuperação da União Europeia com foco na economia digital, e no projeto Travessia, da Federação das Indústrias de SC (FIESC), que provoca que os diversos setores da economia busquem a superação da crise através da transformação de seus negócios.

Autor do livro Valor na Gestão de Negócios – propósito e execução para a área comercial fazer a diferença, foi eleito Profissional do Ano 2015, no Prêmio Colunistas, promovido pela Associação Brasileira de Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp).

É fundador e CEO da 8R Growth Strategy Advisory, consultoria boutique de aceleração de negócios, sócio da Tahan Participações, empresa de investimentos em startups e novos negócios, e sócio-fundador e chairman da Mauá Ventures, plataforma internacional de inovação corporativa.

Herneus De Nadal: O conselheiro assumiu, no dia 13/2/2023, a presidência do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) para o biênio 2023-2025.Herneus João De Nadal é advogado formado pela Faculdade de Direito de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, e pós-graduado em Direito Administrativo pelo IDP em Brasília/DF (2022). Seu primeiro teste nas urnas foi em 1982, quando iniciou sua carreira política como prefeito de Caibi, município do oeste catarinense, distante 650 quilômetros de Florianópolis.

Presidiu a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e, depois, em Chapecó, foi diretor regional das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).

Foi deputado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina na 12ª legislatura (1991 — 1995), na 13ª legislatura (1995 — 1999), na 14ª legislatura (1999 — 2003), e na 15ª legislatura (2003 — 2007), assumindo a presidência em três oportunidades. Atuou nas comissões de Constituições e Justiça, de Legislação Participativa, de Economia, Ciência e Tecnologia, de Minas e Energia, de Agricultura, de Defesa do Consumidor e de Direitos Humanos; participou da Frente Parlamentar Cooperativista e representou o Parlamento em missões internacionais.

Integrou as comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Legislação Participativa e a de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia. Atuou, ainda, nas comissões de Agricultura, de Defesa do Consumidor e de Direitos Humanos, além de ter representado o parlamento em missões cooperativas internacionais. Foi vice-presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, de fevereiro de 2005 a janeiro de 2007.

Ingressou no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina no dia 20 de julho de 2009, no cargo de conselheiro. O ato de nomeação (n. 815) foi assinado pelo governador Luiz Henrique da Silveira, publicado no Diário Oficial n. 18.611, de 25 de maio, que circulou no dia 29 de maio.

Cargos ocupados no TCE/SC: Vice-presidência: 4 de fevereiro de 2019 a 12 de fevereiro de 2023 (biênio 2019-2021 e biênio 2021-2023). Supervisão do Instituto de Contas: 2017 e 2018.

É o atual presidente do TCE/SC – biênio 2023-2025, e convidado para participar do programa Academia LIMPE aceitou, sem pestanejar, participar dessa proposta inédita do deputado Mário Motta.

Marcelo Peregrino: tem experiência em Direito Eleitoral, Direito Administrativo e Direito Criminal, com mais de 25 anos de dedicação à advocacia. Com notável trajetória acadêmica, Marcelo concilia o conhecimento jurídico com a prática perante o poder Judiciário. Deste modo, Marcelo Peregrino entrega aos clientes uma visão completa dos problemas jurídicos e suas respectivas soluções.

Possui graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e é mestre pela PUC/SP com adesão ao projeto do núcleo de Direito Constitucional intitulado: A Abertura dos Direitos Fundamentais na  Constituição Brasileira de 1.988.- Hermenêutica e Justiça constitucional. Efetividade do Direito. Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Juiz Eleitoral Titular do TRE/SC 2012-2014; diretor da Escola Judiciária Eleitoral Des. Irineu João da Silva do TRE/SC; Integrante da Comissão do Conselho Federal OAB, para Mobilização para a Reforma Política; ouvidor da Justiça Eleitoral do Estado de Santa Catarina 2012-2014; associado e fundador da Academia Catarinense de Direito Eleitoral (ACADE); fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral (ABRADEP); presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/SC – 2016; Observador Internacional das Eleições da Colômbia – 2018. Observador Internacional das eleições do Peru – 2019.

Márlon Reis: Márlon Jacinto Reis é do Tocantins, um jurista, advogado e ex-magistrado brasileiro, relator da Lei da Ficha Limpa e idealizador da expressão “Ficha Limpa”. Ganhou notoriedade como juiz de Direito, cargo que ocupou até abril de 2016, e pelo combate à corrupção no Brasil. Foi o primeiro juiz a impor a candidatos a prefeito e a vereador que revelassem os nomes dos financiadores de suas respectivas campanhas antes da data da eleição. Em 2010 chegou a ser indicado pelo a Associação Brasileira dos Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais (Abramppe) para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Reis é um dos fundadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Atualmente exerce a advocacia em diversas áreas de atuação, com ênfase para o Direito Eleitoral, em defesa de  diversos candidatos, agentes políticos e partidos políticos.

Em 2002, idealizou e fundou com lideranças sociais, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), rede de abrangência nacional que reúne 50 das mais importantes organizações sociais brasileiras.

Em 2008, foi designado para auxiliar a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde idealizou e coordenou a realização de 1.500 audiências públicas em todo o território nacional. Os eventos se deram durante a Campanha Eleições Limpas.

Em 2010 foi o relator da Lei da Ficha Limpa, e obteve 1,6 milhão de assinaturas. A lei foi aprovada em junho do mesmo ano após a coleta das assinaturas.

Em janeiro de 2016 Márlon Reis recebeu o título de doutor pela Universidad de Zaragoza, na Espanha, por sua tese La construcción social del principio constitucional de la protección.

Em novembro de 2015 foi agraciado com o título de cidadão benemérito da cidade de Vinhedo (SP), por meio de propositura do vereador Rodrigo Paixão.

No início de dezembro de 2016, em nome do REDE, entrou com uma liminar no STF que pediu o afastamento do senador Renan Calheiros da presidência do Senado, baseado no próprio entendimento da Corte de que réu não poderia estar na linha de sucessão presidencial do Brasil. A liminar foi aceita em 5 de dezembro pelo ministro Marco Aurélio Mello. Entretanto não chegou a ser cumprida pelo Senado que aguardou o plenário do STF se manifestar. Em 7 de dezembro o STF decidiu por 6 votos a 3 manter Renan Calheiros na presidência do Senado.

Mauro De Nadal: Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o deputado Mauro De Nadal nasceu na cidade de Caibi/SC, no ano de 1971. Aos 6 anos mudou-se para Cunha Porã com os pais Maria Izabel (in memoriam) e Claudino De Nadal.

Formado em Direito pela Unoesc de Chapecó (1996), cursou a Escola da Magistratura e tem especialização em Gestão Pública.

Na vida pública, atuou como assessor jurídico da Bancada do MDB na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Aos 27 anos, foi eleito prefeito do município de Cunha Porã por dois mandatos consecutivos (2001/2004 – 2005/2008). Em 2009, assumiu o cargo de secretário regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Palmitos e em 2011 assumiu uma cadeira no parlamento catarinense.

Como deputado, De Nadal foi líder da bancada emedebista; presidente da Comissão de Constituição e Justiça por três anos, e ainda foi vice-presidente da Assembleia Legislativa.

Em 2021, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. No mesmo ano ocupou, interinamente, o cargo de governador do Estado por 10 dias. Já em fevereiro deste ano, foi reconduzido ao cargo de presidente da Alesc para o período de 2023/2024.

Vanessa Tobias: empresária, no grupo com seu nome, é pioneira em processos de Life Coaching. Transformar o Brasil em um país de objetivos sempre esteve em pauta e ela acredita que isto será possível por meio da educação, formando crianças e adolescentes mais conscientes e despertando o autoconhecimento desde cedo para que possam focar em suas habilidades,
objetivos e sonhos.

Uma das mais respeitadas coachs do Brasil, Vanessa Tobias trabalha com o exclusivo método de Formação em Coaching Aplicado em diversas linhas, entre elas Financeiro e de Carreira. Mestre em Administração pela ESAG/UDESC, criadora do único método de Life Coaching em grupo, do Brasil, e da disciplina Coaching, Comunicação e Liderança da FGV ÚNICA, além de especialista em Oratória de Alto Impacto, Relações Humanas e Comunicação, a empresária é certificada no processo Unleash the Power Within por Anthony Robbins, em Long Beach, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, e no Trainer Daile Carnegie – Austrália e Brasil. 

Por que Academia LIMPE?

O nome Academia LIMPE nasceu dos cinco princípios que regem a administração pública e, portanto, norteiam o mandato do parlamentar e agora serão os pilares da qualificação oferecida aos candidatos:

Legalidade: ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei;

Impessoalidade: a supremacia do interesse público sobre o particular e a imparcialidade. Veda a autopromoção;

Moralidade: é a base ética, formada pela permissão legal e a finalidade dos atos e condutas do agente público;

Publicidade: os atos devem ser públicos e abertos, por meio de divulgação oficial, sem que caracterize promoção pessoal;

Eficiência: todos os atos devem ser conduzidos de forma mais eficiente e eficaz possível.

Processo Seletivo

Além das aulas, o processo seletivo, que foi formulado por especialistas em políticas públicas, fiscalização e campanhas políticas, tem ainda as seguintes etapas: análise de currículo, prova de conhecimentos gerais e específicos, redação e apresentação de trabalho final. Após estas fases, a comissão de avaliadores irá analisar o histórico dos candidatos dentro do Academia LIMPE e fará uma seleção para as finais democráticas.

Se houver mais de um selecionado na mesma cidade, cada candidato deverá realizar uma gincana social para o levantamento de mantimentos para entidades cadastradas. A ação valerá 3% (três por cento) de bonificação para o vencedor da prova. Por fim, será feita votação popular por meio do site do programa.

Podem participar do processo seletivo candidatos com 18 anos completos até o fim do ano eleitoral, nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, ficha limpa e sem antecedentes criminais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.academialimpe.com.br

Departamento de Comunicação do deputado Mário Motta

Tags :
confirmados,cv,LIMPE

Compartilhe :