Fale conosco pelo WhatsApp!
Insira suas informações de contato.

Mário Motta News

Acompanhe aqui as notícias do nosso gabinete e do dia a dia legislativo na ALESC.

O que SC pode aprender com Sobral, no Ceará, referência em educação, é tema de palestra na Alesc

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), por meio da Comissão de Educação e Cultura e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, a partir de requerimento do deputado Mário Motta (PSD), promove no dia 16 de abril a palestra O Segredo do Sucesso da Educação em Sobral/CE, que se consolidou como referência nacional em educação. No encontro, o secretário de Educação daquele município, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, irá compartilhar as experiências educacionais bem-sucedidas.

O município de Sobral, no Ceará, ganhou reconhecimento pelos resultados consistentes e acima da média nacional em avaliações como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal medidor de desempenho dos estudantes do Ministério da Educação. Sobral (CE) e Coruripe (PE) são os únicos municípios brasileiros cujas médias no 5.º e 9.º anos se comparam com as das escolas privadas do país, e muito acima da média das escolas privadas dos respectivos estados.

O sucesso que vem das salas de aula segue acumulando títulos. A mais recente conquista foi divulgada em 27 de março quando Sobral, mais uma vez, ficou em 1.º lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) 2023, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Com nota 6,2, a cidade superou as médias estadual (5,5) e nacional (5,1) no IOEB.

O resultado, no entanto, não é de agora. Há quase 30 anos, a prefeitura adotou um novo plano de gestão educacional com foco na erradicação do analfabetismo, na redução da evasão escolar e na valorização dos professores. Após priorizar os investimentos em educação e obter sucessivos resultados positivos, Sobral foi considerada, pelo Senado, a Capital da Educação do Brasil.

Além de Sobral, os municípios de Coruripe (PE) e Teresina (PI) há varios anos adotam estratégias gerenciais e pedagógicas conhecidas e de sucesso comprovado, e que podem ser disseminadas para outros municípios. “A realização desta palestra é uma oportunidade única para que a comunidade escolar catarinense possa aprender com as experiências exitosas da educação em Sobral. Acreditamos que este evento irá contribuir para o debate sobre os desafios e soluções para a educação brasileira e para o incentivo à inovação educacional em Santa Catarina”, destaca o deputado estadual Mário Motta.

A palestra O Segredo do Sucesso da Educação em Sobral/CE será realizada em 16 de abril, a partir das 19 horas, no Auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa. As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser realizadas no http://escola.alesc.sc.gov.br/evento/?eid=2495

O quê: Palestra O Segredo do Sucesso da Educação em Sobral/CE

Quando: 16 de abril a partir das 19 horas

Onde: Auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de SC

INSCRIÇÕES GATUITAS: http://escola.alesc.sc.gov.br/evento/?eid=2495

Departamento de Comunicação do deputado Mário Motta

Foto: Divulgação

Tags :
educação,Palestra,referência,Sobral/CE

Compartilhe :