Fale conosco pelo WhatsApp!
Insira suas informações de contato.

Mário Motta News

Acompanhe aqui as notícias do nosso gabinete e do dia a dia legislativo na ALESC.

Estudantes do IEE se apresentam no hall da Alesc

Estudantes do Instituto Estadual de Educação (IEE), de Florianópolis, realizaram uma apresentação artística no hall da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (29/08).

O deputado Mário Motta prestigiou a apresentação e comemorou a prática, lembrando da importância de a escola participar da vida cultural dos alunos, oferecendo atividades que estimulem a criatividade e a expressão artística, promovam o desenvolvimento social e emocional. “As atividades culturais são uma ótima maneira de as crianças e os jovens interagirem uns com os outros e desenvolverem habilidades sociais importantes, como o trabalho em equipe, a comunicação e a resolução de conflitos, enriquecem a bagagem cultural dos alunos e fortalecem a identidade cultural deles. As atividades culturais ajudam os alunos a aprender sobre a própria cultura e a se orgulharem dela. Isso é importante para o desenvolvimento da autoestima e da confiança”, falou.

O grupo integra o projeto Dança, Educação, Arte e Cidadania, idealizado pela professora e coreógrafa Maria Aparecida Gonzaga, em 1989, com o objetivo de promover a socialização da arte, por meio da dança e suas manifestações artísticas culturais.

A apresentação

Na visita à Alesc, apresentaram A história de um povo, que é um segmento do espetáculo Nosso Lugar, apresentado em 2022, no teatro do CIC, e que busca vislumbrar as características sociais e ambientais do Brasil, que é singular em cultura, histórias, arte e no seu povo.

Atualmente, cem alunos integram o projeto do IEE, coordenados pelos professores Juliana da Silveira e Romoaldo Neto.

Por meio da iniciativa, eles desenvolvem as bases técnicas da dança afro, danças folclóricas, jazz contemporâneo, danças urbanas, somando às informações culturais e sociais da atualidade, na área da educação e sociedade.

Programa Educação Nota 10 no IEE

Em 10 de julho passado o deputado Mário Motta, com a equipe de fiscalização, foi ao Instituto Estadual de Educação (IEE), já que durante a participação do deputado em audiência do COMSEG Escolar, ocorrida no início de julho, para tratar da [falta de] segurança nas escolas estaduais, a presidente do Conselho Escolar Deliberativo, Carolina Carlassara Câmara concluiu a fala convidando os parlamentares para conhecer a realidade e os desafios enfrentados no IEE.

O convite foi prontamente aceito pelo deputado Mário Motta, pois além da importância de conhecer e viabilizar as melhorias necessárias no IEE – assim como em qualquer outra escola –, de fato o Instituto apresenta-se como uma perfeita amostra da complexidade que envolve o universo escolar. Alguns dados justificam facilmente a relevância do IEE para Santa Catarina. A escola, com sua denominação e localização atuais desde 1966, teve sua origem em 1892 como Escola Normal Catarinense, situada onde hoje está o museu Cruz e Sousa.

Maior escola da América Latina

Atualmente, é considerada como a maior escola pública da América Latina. Possui uma área construída de 28.000m², sendo quase 80 unidades de salas de aula. O IEE, em 2023, conta com um total de 4.941 matriculados, distribuídos em 154 turmas do ensino médio e fundamental.

Situação Encontrada

Durante um período de 3h30, percorreu-se toda a extensão estrutural do IEE. Foram visitadas salas de aula, banheiros, cozinha, áreas de uso comum, ginásio, entre outros ambientes.

Para saber os detalhes da visita de fiscalização feita pela equipe do deputado acesse https://deputadomariomotta.com.br/programa-educacao-nota-10/programa-educacao-nota-10-fiscaliza-o-iee/

Departamento de Comunicação do deputado Mário Motta com informações da Agência AL

Fotos: Bruno Collaço | Agência AL

Tags :
Apresentação artística,dança,educação,IEE

Compartilhe :